A 500 Startups, uma das principais aceleradoras dos EUA, disponibilizou gratuitamente modelos de contratos de mútuo conversível para financiamento de suas startups. Esses modelos foram batizados de KISS, sigla para Keep It Simple Security.
Estes documentos compilam algumas das melhores práticas que vêm sendo utilizadas pelos principais investidores dos EUA, buscando especialmente a simplicidade e o equilíbrio entre interesses de investidores e empreendedores.
Ainda que muitas das práticas negociais adotadas nesses modelos sejam usadas como referência no Brasil, os documentos KISS da 500 Startups não são aplicáveis no nosso país, pois são regidos pelas leis dos EUA.
Acesse o site da 500 Startups e faça o download dos documentos.
Os documentos aqui apresentados são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
Atenção: os documentos aqui apresentados têm fins meramente informativos e foram desenvolvidos por terceiros e, em alguns casos, pelo Baptista Luz Advogados, sendo de responsabilidade de seus respectivos autores. O objetivo desta página é apresentar à comunidade, didaticamente, as melhores práticas jurídicas utilizadas para investimentos de baixo valor em startups de base tecnológica, conforme aplicados pelos principais investidores e aceleradoras. Evidente, nada aqui deve ser tomado como uma premissa em negociações, já que existem várias possibilidades jurídicas adequadas para uma operação, e muitos dos termos aqui apresentados não necessariamente são os mais adequados para determinada situação. Logo, ressaltamos que nada nestes documentos deve ser interpretado como aconselhamento jurídico de qualquer tipo. Recomendamos, fortemente, que os interessados procurem a assessoria e aconselhamento de advogados.