Hoje começou a primeira fase do Open Banking no Brasil.
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O Open Banking, seguindo o movimento mundial de disrupção do mercado financeiro através de tecnologias inovadoras, é uma iniciativa do Banco Central que tem como objetivo o compartilhamento aberto de dados, produtos e serviços das instituições participantes, em formatos padronizados, de maneira segura, ágil e conveniente.
Com essa iniciativa, o Banco Central abre a possibilidade para a apresentação de modelos de negócios e serviços que facilitem aos clientes a utilização de diferentes produtos e serviços financeiros disponíveis para contratação.
As fases do open banking foram estrategicamente desenhadas com o propósito de acompanhar a evolução desse compartilhamento de informações cadastrais e de transações dos clientes, de modo que, ao fim, eles sejam beneficiados com novos produtos e serviços de maior eficiência tecnológica e operacional.
O fomento à competição no ecossistema do mercado financeiro, desde que através de mecanismos digitais padronizados do processo de compartilhamento dos dados, proporcionará produtos mais eficientes para os clientes.
O compartilhamento de dados produtos e serviços será implementado de forma gradual e dividida em 4 fases:
- Open Data (1º/2/21) – dados sobre canais de atendimento, produtos e serviços relacionados a contas, cartão de crédito e operações de crédito;
- Dados Cadastrais e Transacionais (15/7/21) – dados cadastrais e transacionais de clientes relacionados aos mesmos produtos e serviços da fase inicial;
- Serviços (30/8/21) – serviços de iniciação de transação de pagamento e de encaminhamento de proposta de operação de crédito; e
- Open Finance (15/12/21) – dados sobre operações de câmbio, investimentos, seguros, previdência complementar aberta, entre outros.
Para maiores informações sobre a estrutura de governança criada pelo Banco Central para a implementação do Open Banking do Brasil clique aqui.
Estamos atentos a esse movimento disruptivo de democratização do mercado financeiro, muito bem capitaneado pelas iniciativas do Banco Central, e que, ao fim, mostra-se alinhado ao perfil de inovação e tecnologia sempre presentes nos clientes e na própria história do B/Luz.
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