Baptista Luz

10/03/2018 Leitura de 4’’

Investidores estratégicos e sua importância para o venture capital

10/03/2018

O cotidiano da advocacia em venture capital nos aproxima muitíssimo dos empreendedores e investidores. Assim, mesclando conceitos jurídicos com a experiência em VC, trazemos este post para introduzir um tema essencial para startups que querem crescer: sua empresa possui um investidor estratégico?

Os desafios para o florescimento de um negócio, da concepção à realização de lucros, são imensos. É lugar comum, assim, a necessidade de capital ao longo da trajetória de uma empresa. Agora, basta capital para garantir o crescimento e, se for a expectativa, uma vantajosa venda de sua empresa?

Os investidores estratégicos trazem mais do que dinheiro para mesa. Seja em um momento inicial, com conhecimento e relacionamentos, ou como saída em estágio mais avançado, representam vantagem significativa frente a outros tipos de investidores puramente financeiros.

Investidor estratégico é aquele que detém posicionamento destacado no seu mercado de atuação. Em geral é um player grande, com experiência, conhecimento e outros recursos úteis para quem será investido.

Trata-se, assim, de investimento em que o valor adicionado vem não só do ganho adicional de receita como também de elementos qualitativos, mas não menos relevantes.

Outro elemento que diferencia o investidor estratégico de outros investidores puramente financeiros é que buscam algo além do retorno sobre o investimento. Para uma empresa já estabelecida no mercado, qual o valor de se investir em uma startup? O investidor estratégico irá buscar algo que possa complementar o negócio já existente – um mercado novo, uma nova tecnologia ou capacidade, etc. Pode ser forma de ultrapassar dificuldade de uma grande empresa em inovar – a parceria com uma startup pode trazer agilidade, maior vazão em mercados e produtos e assim por diante.

Daí concluímos que o investidor estratégico estará disposto a pagar valor menor pelo mesmo ativo é equivocado, exatamente por considerar outros elementos além do retorno sobre o investimento em si.

As vantagens de um investidor estratégico são diversas. O impacto de um investidor estratégico no negócio pode ser, por exemplo, tão sutil quanto uma mudança de percepção do mercado. Trata-se de investimento que, por sua própria realização, valida uma determinada ideia ou modelo de negócio, já que o investimento de um indivíduo que conhece o mercado é percebido como criterioso.

Pode-se elencar a disponibilidade de recursos essenciais como espaço físico, pessoal capacitado para atividade, boas práticas e conhecimento legal e de gestão, parcerias em novos mercados e produtos, como uma joint venture para atuar em novo país. Cada um desses elementos, por si próprios, com o potencial de ganhos consideráveis, além de crescimento rápido.

Há outros recursos, de natureza estratégica, como avançar em iniciativas de marketing com ganhos de distribuição e receita, por vezes por meio do acesso a plataformas e mercados em um estágio inicial do negócio. Pode-se reforçar esse ponto em especial para mercados muito dependentes de parceiros e contatos locais, sem os quais o desenvolvimento do negócio se torna impeditivo. O investidor estratégico é capaz de ultrapassar determinadas barreiras de mercado mais dependentes de conhecimento e relacionamentos do que de capital.

Deve-se alertar que há, também, desvantagens nesse tipo de investimento. O investidor estratégico poderá demandar, dentre outros pontos, condição de investimento crescente ou condição para ter prioridade em eventual compra da empresa, o que restringe as opções de investimento no longo prazo, levando a eventual diminuição de preço e fontes possíveis de investimento no longo prazo. Existe restrição óbvia em associar-se a concorrentes do investidor estratégico A empresa investida fica, em boa medida, atrelada aquele investidor. No contexto brasileiro, no entanto, essa desvantagem deve ser relativizada. A dificuldade de acesso a outras formas de saída, como IPO, fazem com que esse tipo de restrição seja, de certa forma, uma espécie de garantia.

Outras possibilidades de cláusulas aproximam ainda mais a startup do negócio e atuação do investidor estratégico.  Condições de exclusividades comerciais são exemplos que podem restringir as alternativas de expansão e ter eventual impacto negativo sobre a operação da empresa.

O balanço das vantagens e desvantagens é tal que o saldo tende a ser positivo, com contribuições relevantes para o desenvolvimento da empresa, seja em fase inicial ou já mais avançada. O investidor estratégico, dessa forma, como insider do mercado, além de capital, acrescenta valor ao seu negócio e está, na maioria das vezes, disposto a pagar um valuation maior que um investidor financeiro.

Quer saber mais?

Entre em contato com os autores ou visite a página da área de Artigos

Mais lidas:

Mais recentes:

Assine nossa newsletter

Inscreva-se para receber informações relevantes sobre o universo jurídico e tomar decisões informadas que vão impactar seus negócios.

Nós respeitamos a sua privacidade e protegemos seus dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Baptista Luz