O novo método de pagamento instantâneo do Banco Central, o PIX será lançado oficialmente no dia 16 de novembro, mas as expectativas de seus impactos no mercado já são pauta há algum tempo.
A nova tecnologia permite que transferências financeiras aconteçam em até 10 segundos, 24 horas por dia, todos os dias do ano. Essas transferências em tempo real serão gratuitas para pessoas físicas e MEIs, que devem cadastrar em sua instituição financeira a chave escolhida para utilização do PIX. As chaves podem ser dados como CPF, CNPJ, número de celular, endereço de e-mail ou outra chave aleatória gerada pelo Banco Central.
O PIX promete mudar os hábitos dos usuários e acelerar o processo de digitalização dos pagamentos. Seja pela facilidade de utilização, seja pelo desenvolvimento de novos serviços e produtos pelos bancos e outros agentes ofertantes. Já na fase inicial de funcionamento, mais de 66 milhões de chaves PIX cadastradas e são as fintechs as campeãs em número de clientes que já aderiram ao novo meio de pagamento.
Para quem é este Guia
O advento desta nova modalidade de pagamento repercute e impacta todos os agentes deste mercado, sejam eles os usuários finais, fintechs ou até mesmo grandes instituições financeiras já consolidadas. Por isso, produzimos este guia com o objetivo de abordar o tema com uma linguagem acessível, mas sempre com a qualidade do conteúdo jurídico exposto pelo B/Luz.
Índice
- Por que se fala tanto sobre PIX?
- Benefícios, vantagens e oportunidades
- Características do ecossistema
- Conceito e funcionamento
- Conceitos mais importantes no universo de PIX
- Funcionamento do PIX
- Possíveis chaves PIX
- Formas de acesso ao DICT
- Formas de liquidação das transações PIX
- Quem participa do PIX
- Quais as formas de participação no PIX?
- Quem está obrigado a participar do PIX?
- Linha do tempo
- Próximos passos
Veja algumas páginas do guia:
Baixe este conteúdo
Para acessar o conteúdo na íntegra, basta clicar aqui
new RDStationForms(‘formulario-newsletter-fintechs-b6be202bb2faf417a1b8’, ‘UA-91686746-1’).createForm();