Baptista Luz

10/05/2017 Leitura de 4’’

Fintechando no Brasil – 7 razões para se ter um bom advogado por perto

10/05/2017
  • 4’’
  • / Escrito por:

    PAULO FELIPE DAVID

As Fintechs, empresas que trazem tecnologia e eficiência para os serviços financeiros, estão cada vez mais na moda no Brasil e existem diversos riscos e alertas para quem quer se aventurar nesse segmento.

Além de todas as preocupações que se deve tomar ao iniciar uma startup (time, business plan, funding, planejar riscos e oportunidades), quem quer empreender uma Fintech precisa ir além.

Por experiência própria, minha principal dica é: esteja sempre (e preferencialmente “somente”) cercado de pessoas boas. Isso vale para seu time e vale para as pessoas que você contrata para te ajudar.

E aí que entra a importância de ter um bom advogado.

“Tenha um bom advogado” parece um conselho de Vó, mas garanto: se você achar a pessoa certa (ou, na maioria das vezes, as pessoas), você vai gerar muito valor para seu negócio.

E o que um bom advogado deve ter?

  1. Wrong! Antes de mais nada, a primeira pergunta é “o que um bom advogado deve SER”. Um bom advogado é alguém que você confia, respeita e admira. Sem isso, você vai estar apenas gastando dinheiro com alguém que vai achar diversos problemas no que você faz. E ponto. Não traga alguém “porque ele é famoso ou caro” ou simplesmente porque você é obrigado. Encontre alguém que realmente te ajude a crescer e que você quer ouvir.
  1. Um bom advogado foca na solução e não apenas nos problemas e dificuldades. Ele te ajuda a achar soluções, pensa em alternativas e faz com que todo seu projeto ascenda a um próximo nível, mais sólido e sofisticado.
  1. Um bom advogado sabe gerar valor para o negócio. Quando você confia no seu advogado e ele te ajuda a achar soluções, você endereça problemas, gera valor e cria diferenças para seus competidores. Quando você não confia no seu advogado ou ele só sabe apontar problemas, você gasta tempo, dinheiro e não chega a lugar algum.
  1. Além disso, o bom advogado é especialista, técnico e profundo no que faz. Quando ele conhece de verdade o que faz, ele consegue pensar em soluções criativas e mais eficientes que irão resolver problemas reais de seus clientes. É muito comum encontrar advogados que são especialistas em tudo, mas que na verdade não sabem profundamente nada. Nesses casos, quando você contrata esse advogado, você acaba pagando para ele estudar o que já deveria saber. E lá se vão mais recursos preciosos da sua startup …
  1. Um bom advogado conhece o ambiente de uma startup. Só no Estado de São Paulo são quase 400.000 advogados. Hoje existem muitas especialidades dentro do Direito (família, tributário, criminal, civil) e você precisa de alguém que entende você e sua empresa. Afinal de contas, parece simples. “É só cuidar de uma empresa, só que menor e com menos história”. E aí que mora o perigo. Um startup “é uma instituição humana desenhada para criar um novo produto ou serviço em condições de extrema incerteza” e tá cheio de pepino pra resolver e processos para construir e você precisa encontrar alguém que sabe como te ajudar a resolver tudo isso.
  1. Um bom advogado te dá segurança e faz com que você fique aderente às normas. Aderente não significa que você precisa repetir o que seus competidores já fizeram. Por isso, um bom advogado precisa entender o sistema financeiro (e acredite, isso é bem complexo), fazer com que você respeite as normas (afinal a maioria delas foi criada para respeitar e proteger os seus clientes) e trazer soluções inovadoras, criativas e eficientes para a mesa.
  1. Por último, mas não menos importante, ele sabe cobrar. Não gaste demais com advogados no começo. Se um advogado te cobra demais no começo a ponto de sufocar seu crescimento, dificilmente ele acredita no seu projeto no longo prazo e quer apenas maximizar o retorno dele no curto prazo. Fuja de medalhões ou de honorários absurdamente altos, pois um bom advogado sabe que você tem recursos escassos e preciosos e vai dar o máximo de eficiência para o que você tiver em mãos.

Portanto:

Um bom advogado é alguém que você confia e respeita, traz soluções criativas e inovadoras para o seu negócio e faz com que isso gere valor para sua empresa. É alguém que conhece do que fala e que conhece uma startup. Traz solidez e permite que sua empresa chegue na próxima etapa de sua história. E vai querer estar lá, ao seu lado, para colher frutos dessa parceria!

Quer saber mais?

Entre em contato com os autores ou visite a página da área de Convidados

Mais lidas:

Mais recentes:

Assine nossa newsletter

Inscreva-se para receber informações relevantes sobre o universo jurídico e tomar decisões informadas que vão impactar seus negócios.

Nós respeitamos a sua privacidade e protegemos seus dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Baptista Luz