99% tem ideias, mas só 1% realização.
No começo o esforço criativo dos empreendedores é dedicado ao desenvolvimento de um produto ou serviço que solucione um problema do cotidiano. Nesse momento alguns empreendedores mais ansiosos estão convictos de que sua ideia é única e suficiente para atender as expectativas do mercado. Eles têm “quase” certeza de que os produtos que criam ou os serviços que oferecem serão uma explosão em vendas.
Mas sabemos que a vida não é simples e tão fácil assim. A frase, já conhecida de Walt Disney, e disseminada pelo mundo diz “Se você pode sonhar, você pode realizar.”. Isso motiva muitos empreendedores, mas o filme que conta sua história antes do sucesso – WALT before Mickey – (WALT antes do Mickey) mostra o quão difícil foi transitar em um cenário de incertezas na hora de validar suas ideias. Hoje a marca The Walt Disney Company é a terceira marca de maior reputação no mundo segundo pesquisa realizada pelo Reputation Institute’s 2017 (RI). Logo, realizar é possível. Mas não é tarefa simples e exige planejamento e estratégia.
A forma como o consumidor ( https://goo.gl/16rQKA) percebe uma empresa, seus produtos e serviços é fundamental para que tenham ou não sucesso. Mas não depende apenas da “entrega”, existem outros elementos fundamentais para a construção e manutenção do negócio, tal como a cultura da marca, valores que ela transparece e a percepção do mercado.
É esse conjunto de atributos, ou pontos de contato, que torna diferente uma empresa de outra e única aos olhos dos colaboradores, dos clientes e do mercado como um todo. É aí que entra o branding (https://goo.gl/5Cr9OH )
Diferente do que muitos pensam, o branding vai muito além de tangibilizar os significados do negócio em um nome, logotipo, personagem, website ou em uma landing page. Essas manifestações são importantes pontos de contatos, mas sem uma estratégia bem estruturada e uma personalidade bem definida, podem não atingir a identificação e impacto positivo.
Por isso, é fundamental, em qualquer startup, que seus idealizadores usem criatividade, coloquem em prática seus insights e sigam seu feeling. Ter um MVP (Minimum Viable Product – em português, Produto Viável Mínimo) vai ajudá-lo nesse processo inicial. É importante ressaltar que se o propósito é realizar essa ideia e torná-la um negócio efetivo, será necessário construir um mapa detalhado com os objetivos que deseja alcançar.
Branding no DNA
Uma marca não se constrói pelo que empresa diz que ela é. Uma marca é o que as pessoas percebem e recebem dela. É preciso entregar e cumprir aquilo a que se propõe e, se possível, ir além, para surpreender o consumidor. E esta não é uma questão de vender um produto ou um serviço. Esta é uma questão de oferecer uma experiência relevante (e, idealmente, inesquecível) ao consumidor. É o que fazem as empresas consideradas de grande sucesso no mundo: a Walt Disney Company e a Apple, por exemplo.
Mas como essas empresas atingem esse patamar?
Com um posicionamento bem definido junto ao público que desejar impactar. Esse é o alicerce essencial para qualquer startup que deseja se consolidar como marca, ganhar mercado, reconhecimento e resultados financeiros.
Claro que sempre é tempo de realizar esse trabalho, mas se for possível fazer branding desde o início, tudo estará estruturado e alinhado de maneira que esses valores estejam no cerne da cultura daquela marca que está nascendo. Isso torna possível expandir, multiplicar e reproduzir esses valores independente do tamanho que a empresa venha a ter. Quando se dá o primeiro passo corretamente, planejando o caminho e criando estratégias para percorrê-lo, a chance de chegar ao final realizando uma jornada mais tranquila é maior. Ou, por outra: investir em boas sementes é o primeiro passo para garantir uma colheita de boa qualidade.
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