Baptista Luz

09/04/2024 Leitura de 2’’

Promoções comerciais no Brasil

09/04/2024
  • 2’’

O que a lei brasileira considera como uma promoção comercial?   

  • É uma estratégia de marketing que visa, mas não se limita a, impulsionar a venda de produtos e promover serviços através da distribuição gratuita de prêmios com fins publicitários, quando realizada através de um mecanismo promocional.
  • Esse tipo de mecânica deve ser autorizado pelo órgão regulador antes de sua divulgação e execução. O órgão regulador atualmente responsável é a Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA). O processo de aprovação costuma levar de 10 a 15 dias úteis. O processo pode ser mais rápido ou mais lento em função da proximidade das datas festivas, o que leva a um maior número de processos a serem analisados pela SPA.
  • Em caso de descumprimento, poderão ser aplicadas advertências, multas (que serão calculadas com base no valor dos prêmios oferecidos) e até a proibição de realizar promoções comerciais durante um período de 2 anos.  

O que pode e o que não pode ser dado como prêmio em uma promoção comercial?  

 / Prêmios que podem ser oferecidos aos consumidores:   

  • Bens de produção nacional ou regularmente importados;  
  • Unidades residenciais, localizadas no país, em zonas urbanas;  
  • Viagens de turismo;  
  • Bolsas de estudo; 
  • Ingressos para shows, festas e espetáculos;  
  • Barras de ouro;  
  • Títulos da Dívida Pública Federal e outros títulos de crédito admitidos pelo Ministério da Fazenda; 
  • Vouchers com valores pré-definidos (exemplo: voucher de R$ 100,00). 

/ Prêmios que não podem ser oferecidos aos consumidores:    

  • Medicações;  
  • Armas de fogo e munições;  
  • Explosivos;  
  • Fogos de artifício ou bombinhas;  
  • Bebidas alcoólicas (com teor alcoólico superior a 13 graus Gay Lussac);  
  • Tabaco e derivados. 

A lei proíbe a distribuição e conversão dos prêmios em dinheiro. Ou, seja, uma empresa não pode premiar um consumidor com dinheiro, e o consumidor não pode converter seu prêmio em dinheiro.  

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