Baptista Luz

10/02/2018 Leitura de 2’’

Cláusula de governança em contratos de investimentos em startups

10/02/2018

Em um primeiro momento, a expressão governança corporativa pode causar confusão ou até receio em investidores de startups. No entanto, não se engane: governança é um instrumento importante, independentemente do tamanho do negócio.

O IBGC[1] define governança corporativa como “sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas[2].”. Ou seja, é um conjunto de regras e estruturas que definem como a relações se estabelecem dentro da empresa e fora dela.

Considerando a realidade prática das startups, sabemos que alguns institutos como conselhos de administração e órgãos de fiscalização podem se mostrar desnecessários, em um primeiro momento. Entretanto, boas regras de governança são essenciais para o crescimento organizado de qualquer empresa.

Nos contratos de investimento em startups (como contratos de mútuo, opções de subscrição, opções de compra, dentre outros instrumentos conversíveis em participação societária), é comum que os investidores busquem estabelecer quais as regras mínimas de governança que devem ser observadas pela empresa investida, tanto imediatamente (no momento do investimento) quanto a partir do momento da eventual conversão do investimento em participação societária.

Dentre essas regras, destacam-se as obrigações de confidencialidade, não concorrência e não aliciamento, bem como procedimentos de aprovação de matérias sociais relevantes, com autorização prévia do investidor. Também é possível antever a celebração futura de um Acordo de Sócios, contendo regras de transferência de ações, direitos de preferência e até mesmo a estrutura básica de cargos de administração/diretoria, com representantes dos sócios fundadores e/ou do investidor.

As regras de governança mais adequadas para cada empresa variam caso a caso, mas o presente post não se propõe a esgotar o tema, apenas busca apontar a importância e a possibilidade de utilizar estes mecanismos em contratos de investimento. A saúde das relações internas e externas de uma empresa são essenciais para a continuidade de seu crescimento e aumenta a receptividade de novas rodadas de investimento.

Quer saber mais?

Entre em contato com os autores ou visite a página da área de Artigos

Mais lidas:

Mais recentes:

Assine nossa newsletter

Inscreva-se para receber informações relevantes sobre o universo jurídico e tomar decisões informadas que vão impactar seus negócios.

Nós respeitamos a sua privacidade e protegemos seus dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Baptista Luz