Baptista Luz

27/06/2017 Leitura de 2’’

Interesse de empresas familiares por startups cresce no Brasil

27/06/2017
  • 2’’
  • / Escrito por:

    ANJOS DO BRASIL

O Brasil é um país formado tradicionalmente por empresas familiares e, de acordo com a 7ª Pesquisa sobre Empresas Familiares da PwC, essas empresas familiares se expandiram mais do que a média global. Aqui elas cresceram 79% em um ano, enquanto no mundo, o crescimento registrado foi de 65%.

Diante desses números e com o avanço da tecnologia, das mídias sociais e digitais, 80% dessas companhias demonstraram a necessidade de se adaptar interna e externamente a essas modificações para não perderem espaço para os concorrentes.

E, uma possível resposta para essa necessidade – de adaptação e modificação na forma de gerir os negócios – pode ser o investimento em startups por parte das empresas familiares, o que, segundo Flávia Silveira, sócia na IGC Partners, já é uma realidade.

Ela explicou que o investimento em empresas inovadoras apresenta-se como uma troca de conhecimento: enquanto as startups precisam da mentoria de empresários experientes e de dinheiro para fazer a empresa crescer, as empresas familiares precisam de inovação e de compreensão sobre o novo mercado que surge com o avanço da tecnologia no dia a dia da população.

Essa troca de conhecimento permite que as empresas familiares se espelhem nas ações das startups, trazendo inovação para dentro de uma empresa tradicional e levando experiência à startup. Uma pesquisa, realizada em 2016 pela PwC, apontou que 53% das empresas familiares brasileiras dizem já ter se esforçado para fazer a empresa entender a importância de uma clara estratégia digital, que faz parte da modificação global.

Com isso, observamos um movimento de mudança no país com o aumento de interesse de empresas tradicionais pelo empreendedorismo de inovação, cerca de 85% das startups – empresas de base tecnológica com alto potencial de crescimento – são iniciadas com recursos familiares. Isso estimula inovação, renova as empresas familiares e ainda incentiva novas formas negócios no país, atuando como compradores estratégicos de startups, ou seja, empresas que compram startups com boa precificação. Quer assistir toda a palestra da Flávia Silveira? Clique aqui no YouTube da Anjos do Brasil!

Fontes de pesquisa:

https://www.pwc.com.br/pt/publicacoes/setores-atividade/assets/pcs/pesq-emp-fam-14.pdf

Quer saber mais?

Entre em contato com os autores ou visite a página da área de Convidados

Mais lidas:

Mais recentes:

Assine nossa newsletter

Inscreva-se para receber informações relevantes sobre o universo jurídico e tomar decisões informadas que vão impactar seus negócios.

Nós respeitamos a sua privacidade e protegemos seus dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Baptista Luz